terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fernanda Naturóloga

Meninas, como eu disse aqui, o Blog conta com uma nova parceria que é a Fernanda, desta vez ela nos explicará os benefícios que a acupuntura oferece para o indivíduo que a utiliza. Eu devo confessar que fiquei curiosa para testar e quem sabe ficar mais "zen", rs.


Acupuntura 


A Acupuntura é uma prática da Medicina Tradicional Chinesa. A terapêutica da acupuntura consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais, conhecidos como “meridianos de energia” para à normalização da função dos órgãos, dos cinco elementos e restabelecer o equilíbrio das energias Yin e Yang, que são energias opostas, mas complementares. O método de tratamento tem por objetivo o estímulo de determinados pontos do corpo através da inserção de agulhas e também pode ser utilizado o calor vindo da queima da “moxa” (moxabustão), preparada a partir da erva Artemísia para restabelecer o equilíbrio, alcançando-se, assim, resultados terapêuticos. 



Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura, como gastrite, sinusite, incontinência urinária, também stress, distúrbios hormonais, insônia e tratamentos estéticos. A acupuntura pode ser utilizada praticamente em todas as pessoas e idades, inclusive em conjunto com a medicina convencional. 

Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio das energias Yin e Yang e dos cinco elementos. A acupuntura visa à normalização destas energias. Segundo a teoria, todas as estruturas do organismo se encontram originalmente em equilíbrio pela atuação dessas energias. Através de sua técnica e métodos, a acupuntura tem a propriedade de restabelecer este equilíbrio, alcançando-se, assim, resultados terapêuticos. 

A prática da Acupuntura utiliza como elementos de diagnóstico a palpação do pulso, a observação da face e da língua, entre outros, e tem várias modalidades de tratamento. 

O tratamento é feito através da inserção das agulhas em determinados pontos, conhecidos como “pontos de acupuntura” dos canais, chamados de “meridianos de energia”. A estimulação desses pontos permite a tonificação ou sedação da energia que circula ao longo desses canais, permitindo a harmonização. 

Várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura, além dos casos de dor. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária e tratamentos estéticos.

Fernanda Peres Costa
Naturóloga
(15)8142-9747

Ps.: A Clínica que a Fe atende é a Fisioclin: Centro médico e terapêutico
O endereço é: Rua Joaquim de Camargo Barros nº 210. Telefones: 3305-3121 / 3259-1082

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita no Blog La Mode, bj!